Manutenção de Bateria

BateriaManutenção da Bateria

A bateria é um acumulador elétrico que armazena energia na forma química e posteriormente a converte em corrente elétrica para atender as necessidades de funcionamento dos veículos.

A principal função da bateria é fornecer energia necessária para a partida do motor do veículo, além de alimentar todo o sistema elétrico quanto o motor não estiver em funcionamento.

A bateria é uma peça fundamental para o bom funcionamento de um automóvel. Ela acumula a energia produzida pelo próprio veículo, auxiliando na sua partida e alimenta o acionamento das peças do setor elétrico como faróis, luzes, pisca-alerta, limpador de pára-brisa, equipamento de som, dentre outros.

A manutenção da bateria deve ser feita sempre que você sentir necessidade, se perceber que as luzes estão fracas ou ainda, se faz mais de dois anos que a bateria foi trocada pela última vez.

Dicas importantes:

  • Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.
  • Sempre que ligar o veículo, procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos, para que nesse período, a carga perdida com a partida seja totalmente recuperada.
  • Não deixe luzes, rádio, ou qualquer equipamento ligado quando o automóvel não estiver funcionando.
  • Se você deseja instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico, assegurando-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica.
  • Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio ou DVDs com o veículo desligado.
  • Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais), pois o mal funcionamento de alguns destes itens pode gerar sobrecarga, fuga de corrente e outros fatores, comprometendo a vida útil da bateria.

 

Quando a bateria está descarregada?

* quando houver dificuldade em dar a partida;

* quando as luzes estiverem fracas;

* em decorrência de problemas causados por reguladores de voltagem desregulados, correia frouxa ou fio de terra solto.

 

A constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria. A troca deve ser feita com cuidado e profissionalismo e se você quiser que profissionais especializados cuidem do seu carro, venha para a Rodoauto Pneus.