Revisão da Suspensão

SuspernsãoRevisão da Suspensão

A suspensão garante a absorção de todos os choques e vibrações imprimidos sobre as rodas, proporcionando ao condutor mais conforto e segurança ao dirigir.

Com a função de proporcionar estabilidade e dirigibilidade, a suspensão proporciona também conforto aos passageiros. Absorvendo as irregularidades do solo, faz com que a roda se mova para cima ou para baixo sem alterar drasticamente a movimentação da carroceria.

Formada por uma série de componentes, como: amortecedores, molas, bandejas, braços, pinos esféricos, pivôs, rolamentos, isoladores, buchas, barras estabilizadoras e bieletas, a suspensão sofre um desgaste natural com o uso, o que pode prejudicar o desempenho do veículo, deixando-o mais vulnerável ao fazer curvas, trafegar em solos irregulares, etc.

Amortecedores

O amortecedor funciona por meio de um sistema hidráulico com objetivo de eliminar as constantes vibrações da mola. A peça conta com um tubo de pressão e um reservatório com óleo, cuja uma pequena parte é preenchida com ar ou com gás nitrogênio (os famosos pressurizados)

Na prática, o conjunto de amortecimento funciona com a passagem do óleo do reservatório para o tubo de pressão. Quantos maior a dificuldade dessa passagem, maior será a eficiência do amortecedor.

As funções básicas  do amortecedor contribuem de maneira clara e significativa para o aumento da estabilidade do carro e conforto para o motorista, proporcionado:

  • Controle do movimento da suspensão.
  • Diminuição da distância de frenagem.
  • Redução do desgaste dos pneus.
  • Controle da movimentação das molas.
  • Permanência dos pneus em contato com o solo.
  • Mantém o alinhamento das rodas.
  • Controle da movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração.
  • Redução do desgaste dos outros componentes da suspensão.

 

Quando trocar os amortecedores?

* quando o carro apresentar falta de aderência em curvas;

* quando o carro canta pneu ou fica com excesso de vibração;

* quando os pneus estiverem com vazamentos, amassados ou com quebras nas fixações;

* de acordo com as recomendações do manual do proprietário.

 

Molas

Tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso e suportar o peso do veículo, garantindo seu conforto e altura.

 

Quando trocar as molas?

* quando os elos (espirais) estiverem marcados, trincados ou enferrujados e jamais devem ser trocados isoladamente, isto é, substitua sempre um par;

* quando o veículo apresentar a frente ou a traseira baixa em relação ao solo, ou desnível lateral;

* quando sua pintura especial estiver descascando;

* em virtude de quebra;

* de acordo com o recomendado pelo fabricante do veículo.

 

Para garantir a sua segurança e a de sua família, visite a Rodoauto Pneus e faça gratuitamente uma revisão da suspensão.